"Aquele que se enamora da prática sem a ciência, é como um navegante que entra no navio sem timão e sem bússola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática deve ser edificada sobre a teoria." (Leonardo da Vinci)

sábado, 5 de novembro de 2011

Glossário:

Principais termos contábeis:
Contabilidade: É o instrumento que fornece o máximo de informações úteis à tomada de decisão dentro e fora da empresa.
Contabilidade Gerencial: É o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar as informações financeiras e operacionais para a tomada de decisão gerencial dentro das organizações.
Contabilidade de Custos: é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

Gasto - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para qualquer obtenção de um produto ou realização de um serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

 Investimento - Gasto ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuros períodos.

Custo - Gasto relativo ao consumo de bem ou serviço no processo de produção de outros bens ou serviços.

Despesa - Gasto relativo ao consumo de Bem ou serviço que tem relação direta ou indireta com o processo de obtenção de receitas da entidade.

Desembolso - Pagamento resultante da aquisição do bem ou realizaçao do serviço.
Perda - Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
Desperdício - É o consumo intencional, que por alguma razão não foi direcionado à produção de um bem ou à prestação de um serviço.
Encargos - ônus, em geral, determinado pela legislação. É o caso dos encargos sociais: trabalhistas e previdenciários. Outro exemplo: encargos financeiros sobre desconto de títulos; também, encargos de depreciação, amortização e exaustão.

Balanço Patrimonial: é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa. É formado por Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Ativo: O Ativo é o conjunto de Bens e Direitos de propriedade da empresa. É subdividido em Circulante (Disponível em caixa, bancos, estoques, contas a receber), Realizável a Longo Prazo e Permanente (Investimentos, Imobilizado e Diferido).

Passivo: Demonstra um conjunto de contas que representa as obrigações de curto e longo prazo da organização.

Patrimônio Líquido:Reflete os valores que os sócios têm aplicado na empresa (Capital Social) e resultados acumulados (lucros ou prejuízos).

Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): A Demonstração do Resultado do Exercício apresenta, de forma resumida, as operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstrada de forma a destacar o resultado líquido do período. (Gonçalves, 1996)
A sua principal característica é a forma dedutiva de demonstrar o resultado gerado pela atividade operacional da empresa em determinado período.

Liquidez : É a disponibilidade financeira da empresa a curto prazo.

Solvência: É  a capacidade de honrar os pagamentos assumidos pela empresa.

Lucratividade: Este indicador mede a capacidade da empresa de gerar lucro sobre as vendas.

Rentabilidade: Demonstra a capacidade da empresa em gerar renda para remuneração do investimento, seja dos sócios, terceiros ou dela mesma.

Ponto de Equilíbrio: Segundo Bernardi (1996, p. 159) é o volume calculado em que as receitas totais de uma empresa igualam-se aos custos e despesas totais; portanto o lucro é igual a zero.

Alavancagem : Ocorre quando do uso de ativos ou recursos com um custo fixo, com objetivo de fomentar retorno aos sócios da empresa. As variações neste indicador, geralmente quando espelham elevações na alavancagem, resultam em aumento do risco e retorno; da mesma forma, com as reduções.

Alavancagem Operacional: Pode-se definir alavancagem operacional, como sendo o uso potencial de custos fixos operacionais para aumentar os efeitos das mudanças nas vendas sobre os lucros da em-presa antes dos juros e do imposto de renda. É determinada pela relação entre as receitas de vendas da empresa e seu lucro antes dos juros e imposto de renda.

Alavancagem financeira:  decorre da presença de encargos financeiros fixos no fluxo de lucros da empresa. Podemos definí-la como sendo a capacidade da empresa para usar encargos financeiros fixos a fim de maximizar os efeitos de variações no lucro antes dos juros e imposto de renda sobre os lucros por ação (LPA) da empresa.

Alavangem Total: Pode ser definido como o uso potencial de custos fixos (operacionais e financeiros) para aumentar o efeito das variações nas vendas sobre o lucro por ação (LPA).




Hong C., Marques F. e Prado L: Contabilidade e finanças para não especialistas. São Paulo. 2.Ed. Prendice Hall,2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário